
A volta do Alice In Chains é a grande surpresa desse ano. Lançar um disco após 14 anos, ainda mais sem a voz marcante de Layne Staley, foi uma atitude corajosa de Jerry Cantrell e cia. Um disco pesado e sombrio, com ótimas músicas e belos vocais, com destaque para William DuVall, que deu conta do recado.

Eu já conhecia o Mastodon, mas nunca tinha levado a sério o quarteto formado em 1999, em Atlanta, Estados Unidos. Azar o meu, pois fiquei um tempão sem ouvir a banda mais original do heavy metal na atualidade. A criatividade desses caras é simplesmente absurda. Genial.

Tinha como dar errado? Juntar Sammy Hagar (vocal), Joe Satriani (guitarra), Michael Anthony (baixo) e Chad Smith (bateria) em uma mesma banda é garantia de sucesso. E foi o que aconteceu. O primeiro álbum do Chickenfoot é uma aula de rock and roll. A verdadeira definição de supergrupo.

Sou fã do Green Day desde os meus 12 anos e sempre curti aquele som descompromissado feito pelo trio capitaneado pelo Billie Joe Armstrong. Quando partiram para um lance mais sério e trabalhado não torci o nariz, pelo contrário. A banda evoluiu muito e 21st Century Breakdown é o melhor disco do Green Day.

Desde a saída do guitarrista Marty Friedman, em 2000, o Megadeth procura um substituto à altura. Chris Broderick era a peça que faltava para o grupo voltar a ser um dos grandes nomes do thrash metal. A dupla monstruosa formada com o chefão Dave Mustaine recolocou o Megadeth de volta no topo do estilo.
Menção honrosa: Dave Matthews Band, Them Crooked Vultures, Slayer, The Mars Volta e Heaven & Hell.
E aí, quais são os seus favoritos de 2009?