segunda-feira, março 30, 2009

O quarto maior guitarrista de todos os tempos

Nascido no vilarejo de Ripley, Inglaterra, no dia 30 de março de 1945, Sir Eric Patrick Clapton é o único artista a ser indicado três vezes ao Rock and Roll Hall of Fame. Também foi eleito pela Rolling Stone como o quarto maior guitarrista de todos os tempos, atrás somente de Jimi Hendrix, Duane Allman e B.B. King.

A trajetória do Slow Hand é nada menos que gloriosa. Aos 18 anos, entrou para o lendário grupo Yardbirds, pelo qual também passaram os não menos talentosos Jeff Beck e Jimmy Page. Em 1966, formou com Ginger Baker (bateria) e Jack Bruce (baixo e vocal) o Cream, primeiro supergrupo da história.

O fascínio que o jovem guitarrista exercia nos jovens britânicos era tamanho que foi vista nas paredes do metrô de Londres, em 1965, a famosa pichação "Clapton é Deus". Com a dissolução do Cream, Eric Clapton e Ginger Baker se juntaram ao guitarrista Steve Winwood e o baixista Rick Grech, ambos do Traffic, e criaram outra banda estelar, o Blind Faith.

O Blind Faith não durou nem um ano e, em 1970, Clapton lançou o disco Layla & Other Assorted Love Songs, com mais um de seus projetos, o Derek & the Dominos, um dos grandes momentos da sua carreira. É desse álbum que saiu a sua música mais famosa, Layla. No mesmo ano, o guitarrista gravou o seu primeiro trabalho solo, homônimo.

De lá pra cá foram 16 discos de estúdio, sendo o último Back Home, de 2005, outros tantos ao vivo, além de parcerias com artistas como B.B. King, George Harrison, Mark Knopfler, Jeff Beck, J.J. Cale, entre outros. Exagero ou não, o fato é que Eric Clapton, que completa 64 anos hoje, é um dos personagens mais importantes na história do rock.

Veja o clipe de I Ain't Gonna Stand For It, cover de Stevie Wonder presente no disco Reptile, de 2001.

15 comentários:

Felipe Augusto disse...

grande resenha daniel ...

abraço garoto.

ah não esquecendo do grande personagem... clapton é foda.

Daniel Schmidt Iahn disse...

boa !
o Eric Clapton é um cara profundo.

Baketa disse...

Grande figura no mundo da música.
Daniel parabéns pela matéria.

Fumaça disse...

Sem dúvida Clapton tem um importante papel na criação do verdadeiro Rock'n Roll.
Excelente post.
Abraço

Cooringa disse...

Esse sem dúvida nenhuma é o CARA no Rock!
Seus discos são um melhor que o outro!
Parabéns pra ele e pra vc pelo post 12!
Forte Abraço

correakleber disse...

pooo tinha escrito o comentario e deu pau na hora de publicar hehe

de qualquer forma comentava que estava mesmo pensando no clapton esta semana, é um guitarrista que admiro mto pelo seu feelinf, pela forma aparentemente "facil" com que toca (coisas do blues) porem complexas de tocar exatamente igual, gosto mto de acompanhar os solos dele e tirar umas idéias!

abraço!

Jean disse...

Dá-lhe Daniel! Cara, como tu sabes eu sou um grande fã de Southern Rock, porém somente uma revista americana para eleger o Duane allmam como o terceiro maior guita de todos os tempos. Mas é isso, nunca vai deixar de existir as patriotadas.
Mas, meu chapa, to escrevendo mesmo é para parabenizar o amigo pelo blog, mais precisamente pelo entusiasmo que tu manténs o blog em atividade e por tanto tempo. Os blogs viraram uma febre que, no entanto tem uma vida efêmera, acredito que o teu seja o único blog da nossa turma da faculdade que esteja ativo, com uma ótima freqüência de posts e visitas. Estarei por aqui com assiduidade. Abraço

Alexandre Campos disse...

Falar do Eric "God" Clapton, não é das coisas mais faceis, pq todo mundo sabe que o cara toca facil.
Esse soube beber na fonte dos Blues men.
Abraço

Fellipe Rabelo disse...

She dont lie, she dont lie, she dont lie; cocaine.
eu acho que é isso!! hauhauah..
e mais Layla, Change the world, My fathers eyes, Tears in Heaven, You were Wonderfoul Tonight. po meo o cara deve ser DEUS mesmo!! me amarro, Daniel ta mandando muito Bem!

Frank Kair disse...

O que falar de um dos guitarristas que me influencia até hoje? Bem, apenas obrigado por toda sua obra :)

Anônimo disse...

Penso que a linguagem do rock foi desenvolvida pelas bandas que tocaram entre 1965 e 1975. Este período é a origem de tudo, origem como segurança e princípio. Quando as coisas vão ruim, como hoje, devemos voltar às origens. Origem é princípio, orientação. Então como princípio, considero o maior guitarrista de todos os tempos Pete Townshend.

Diário de um Civil disse...

Eric Clapton,é um ícone!!!para o rock ,r&b...

Branca disse...

Bom, vou parar de comentar, pq se naum vai ficar ate chato! rsrs

Gosto demais de musica, livros, poesia, vinho, chocolate ... são coisas nas quais eu me empolgo e se não cuidar passo da medida, esqueço da vida!rs



bjo

C. Camargo disse...

Teu blog é mto bom!! Eu adooro música, não vivo sem e adoro blues e adoro Clapton :D
Bom post, parabéns!

Abraço
Carol

Wil disse...

Eric Clapton is God!