sexta-feira, março 13, 2009

A utopia de Todd Rundgren

Você pode nunca ter ouvido falar do compositor, músico e produtor americano Todd Rundgren, mas com certeza conhece algum trabalho dele. Nascido na Pensilvânia no dia 22 de junho de 1948, Rundgren é um workaholic.

Em 1970, aos 22 anos, iniciou a sua prolífica carreira solo com o disco Runt. Como produtor, Todd Rundgren tem um currículo respeitável. Produziu discos clássicos como We're An American Band (1973), do Grand Funk Railroad, e Bat Out of Hell (1977), do cantor e ator Meat Loaf.

De todas as bandas que o artista formou ou participou, a que mais teve sucesso foi o Utopia, um sexteto de rock progressivo que incluía curiosamente três tecladistas. Criado em 1974, em Nova Iorque, o grupo lançou 10 discos nos 12 anos em que esteve ativo.

Em 1977, o Utopia lançou o segundo disco, o conceitual Ra (foto), que reverencia o deus Ré (ou Rá), maior divindade da mitologia egípcia. Apesar de mais comercial que o primeiro trabalho, o álbum ainda mantém as raízes fincadas no rock progressivo e apresenta um som intrincado, melodioso, com harmonias vocais esquisitas e toques de jazz e hard rock.

Ouça Magic Dragon Theatre, música dois do disco Ra (1977).

6 comentários:

Edison Gustavo Muenz disse...

Gostei da musica

Me lembrou um pouco do Queen, umas aleatoriedades no meio da musica.

Vale a pena ouvir =)

Anônimo disse...

rs
Rock progressivo, hein!
A tua descrição me fez querer ouvir... ainda mais por já ter produzido um cd do Grand Funk. Só pode ser coisa boa!

Tua empolgação em postar me deixa mais feliz!

Beijo!

Alexandre Campos disse...

Mais um grande achado do seu Daniel!!! Musica de primeirissima qualidade.
Lembra um mix de Yes + Queen.
Forte abraço!

Frank Kair disse...

Po, eu ia comentar do "mix" do Yes com Queen achando que só eu tinha notado HAHAHAHA :P

Poisé, muito boa essa música :O
Rock Progressivo é difícil de ser ruim... Na maioria das vezes é muito bem feito!

E to achando muito legal ter bastante post por aqui como já disse sua namorada! hehe

Keep rockin' Daniel! :D

Anônimo disse...

ããããããã
Também acho... Continua postando aí primo! Para mim, cada post teu é um conhecimento a mais!
huehueh

Abração

André Luiz de Amorim disse...

bem meu tipo de progressivo :D