segunda-feira, junho 29, 2009

A música pop na terra dos Bamboocha

O Fat Freddy's Drop, septeto formado em 2000, na cidade de Wellington, capital da Nova Zelândia, é um daqueles grupos que nos dão a certeza de que existe, sim, um universo paralelo a toda essa mesmice que ronda o mercado da música ultimamente.

A banda, composta por Joe Dukie (vocal), Tony Chang (trompete), Chopper Reedz (saxofone), Jetlag Johnson (guitarra), Dobie Blaze (teclados), DJ Fitchie (programação) e Hopepa (trombone), é um fenômeno no seu país de origem.

Based on a True Story, o primeiro trabalho, lançado em 2005, alcançou o disco de platina sete vezes (105 mil cópias) e rendeu ao Fat Freddy's Drop os prêmios no New Zealand Music Awards nas categorias de melhor álbum, grupo, clipe, escolha da audiência - dois anos seguidos - e ainda foi o disco mais vendido no país.

O segundo CD do septeto, Dr. Boondiga & the Big Bw, lançado no dia 02 desse mês, de forma independente, traz a já consagrada e deliciosa mistura de ritmos que vem encantando os fãs, cada vez em maior número, ao redor do mundo.

A vertente principal do som do Fat Freddy's Drop é o dub. Nas nove faixas do álbum temos as batidas eletrônicas e os baixos sampleados, a levada cadenciada do reggae, belas melodias pop, vocais soul e improvisações jazzísticas. Vai ficar difícil escolher os melhores discos desse ano.

Ouça The Raft, música cinco de Dr. Boondiga & the Big Bw.

7 comentários:

Carolina disse...

Um dia não gostavas de batidas eletrônicas. Eu bem me lembro. rs
Bom, eu continuo não gostando.

Sempre achei estranho os efeitos que colocam nesse estilo de música, e nem sabia que era uma característica do dub. Continuo achando esquisito.

Cooringa disse...

Tenho algumas bandas no estilo Dub.
Mas essa ainda tem uma coisa que se diferencia das outras.
Gostei e já vou baixar!
Hehehe
Abraço 12

correakleber disse...

bom som cara!!! Agora to escutando mto som da ilha, luciano bilu, e cia.. escuta o som do cara!!!

Abraço!

Unknown disse...

esse é O SOM pra fazer role noturno de carro hehe, muito bom mesmo! i got the wandering eye *.*

Anônimo disse...

Som da hora em bem massa
minha gata que vai gosta bem o gosto dela

Thiago Capodeferro disse...

Cara, belo trabalho você tem feito por aqui. Ótimos dicas, confesso que não conhecia esse grupo, vou procurar mais sobre eles. Bom saber que tem mais gente antenada no universo paralelo da música.

Lilo disse...

Boa música!
Mas ainda sou mais o estilo do Bob, embora não se compare...
hehehe

Parabens pelo descoberta, dozão!

Abraço