quinta-feira, janeiro 21, 2010

Sweden rocks!

O que os países escandinavos (Dinamarca, Noruega, Finlândia, Suécia e Islândia) têm para surgirem tantas bandas e artistas bons por aqueles lados?

Depois dos Estados Unidos e da Inglaterra, os nórdicos são os responsáveis por nos darem os melhores grupos de rock e heavy metal.

Vamos pegar o exemplo da Suécia. Como explicar que um país de população 20 vezes menor que a do Brasil tenha pelo menos 100 bandas de bom nível? Se por aqui nós temos Nx Zero, lá eles têm In FlamesOpeth e muitos outros.

A banda que ilustra o post de hoje é o Spiritual Beggars, um dos grandes nomes do Stoner Rock, estilo que mescla o peso do heavy metal com a psicodelia do rock setentista.

O genial guitarrista Michael Amott (Carcass e Arch Enemy), nascido em Londres, mas criado em Halmstad, Suécia, formou o grupo no início dos anos 90. O quinteto, atualmente trabalhando em novas músicas, lançou seis discos, sendo o último, Demons, em 2005.

Amott é acompanhado pelo ótimo vocalista Janne "JB" Christoffersson (entrou em 2001), o baixista dinamarquês Sharlee D'Angelo (ex-King Diamond e Mercyful Fate), o tecladista Per Wiberg (Opeth) e o baterista Ludwig Witt.

Se você gosta daquele rock and roll sujo, pesado, com vocais incríveis, melodias cativantes, riffs poderosos e solos cheios de feeling, não pode deixar de ouvir o maravilhoso Spiritual Beggars, o supergrupo do rock sueco.

Ouça Dying Every Day, do Demons, de 2005.

54 comentários:

Unknown disse...

escandinavia é a terra do metal
principalmente a Suécia
berço de mestres como In Flames, Opeth, Soilwork e por aí vai.

A qualidade delas vai além , pela vigorosa mistura de elementos das bandas, vale a pena conferir.

Unknown disse...

realmente lá surgem muitas bandas boas... eu tenho várias músicas desses caras aqui!

Abraço

Caio Rudá de Oliveira disse...

Opeth é boa banda. Freak Kitchen, se não me engano, é da Suécia também.

Melhores que as bandas suecas, só as mulheres de lá :D

Gabriel Pozzi disse...

HAHAHA
adorei a comparação quando diz que o Brasil é 20 vezes maior populacionalmente que a Suecia e enquanto lá surgem bandas fantásticas aqui aparece umas merdas... tipo Fresno, Cine e NxZero! xD
Vou te confessar que já passei pela fase de curtir mesmo algo mais pesado ou psicodélico no mundo do rock, por isso posso não ter tirado um bom proveito da banda que vc indicou, hoje ouço coisas mais leves...
Mas não vou te contrariar de forma alguma, não pense que estou dizendo que a banda é ruim, mas agora já não curto mesmo esse rock sujo e bacana que ainda existe pra salvar o mundo dos nxzeros da vida :D

http://songsweetsong.blogspot.com/

Frank Kair disse...

Os países escandinavos são muito bonitos também, vale a pena lembrar hahaha
Gostei do refrão da música, realmente é bem legal.
O pessoal da banda também já tem um passado de "glória".

Altas banda mesmo... Curti pra xuxí.

Abraço Daniel, acertou em cheio hehe :)

Alexandre Campos disse...

Cara acho que to ficando velho, achei pesado esse som. Massssssssssssss como o Daniel diz: "Pô fro tens que escutar outras coisas além de Beatles!!" Achei legal a banda mas não compraria o CD.
Abraço Daniel.

Unknown disse...

Um pouco de cultura musical não faz mal a ninguem!

Gutt e Ariane disse...

Achei um pouco forçada a comparação com os infelizes do NX Zero... levando-se em conta que temos o Sepultura (por exemplo) pra representar a Jungle Brazilis ai na gringa.
Mas realmente, é de se pensar mesmo o pq de tamanha concentração de talentos pelos lados Nórdicos...

Inez disse...

Talvez a diferença desses países com o Brasil seja o incentivo dado a música e a valorização dos músicos.

Carol-Ann disse...

O frio, meu caro. Faz tempo que o frio faz milagres...
Realmente é um som muito bom. Forte, sério.

Orrasss.. bigodão do Leôncio

Antônio disse...

É um questionamento muito pertinente: Por que Suécia e não Brasil? Além de tudo, o que temos aqui não passam de verdadeiras cópias inspiradas em músicos já consagrados de fora. É uma realidade que nós temos que conviver, e ouvir... e haja tímpano para tolerar o auge de grupos brasileiros que adquirem fama demasiada sem ao menos ter oq oferecer.
Mas, enfim, gosto musical também não se discute. O que pra mim é bom, pra você pode ser um lixo. Então é melhor que cada um siga seu estilo, e baixe a música que quiser da internet (assim estará cometendo dois crimes: o da pirataria e o de repercutir músicas irrelevantes).

Bom, cara.. eu descolei o seu blog através da comunidade de blogs no orkut. Não era a minha vez de comentar no seu, mas eu não vi pq deixar de espiar em um site que, só pelo nome, já recomendava algo que eu aprecio muito: música.
Eu tbm tenho um blog, mas não é muito recíproco a ideia do se. Trata mais sobre lingua portuguesa e suas respectivas literaturas, mas mesmo assim faço questão de te fazer uma proposta.
Estou atrás de novas parcerias, e desvendando mídias sociais relevantes para aumentar o meu índice de divulgação. Axei que seria interessante com vc. Qualquer coisa estou no e-mail ricardotoni@hotmail.com ou no próprio blog www.antonizado.blogspot.com
vlwww

Marcelo disse...

Se tem uma coisa que eu gosto é de musica! Parabéns cara, mto massa o seu blog, com informaç~eos e curiosidades... ah, o meu estilo musical é metal e reggae. Estranho não? hehe.

Jef disse...

É aquela coisa, eles tem 100 bandas grande de rock, nós temos 500 bandas de musica sertaneja e 1000 de pagode! eles são "melhores" que nós?

Eu não acho que seja verdade, pros lados de lá só produzem coisas diferentes, e não importa o quão ruim eu pense que nxzero é, esse é o tipo de rock que o cenário nacional aceita, vc pode pegar os 10 melhores músicos do Brasil, caras bons mesmo, juntar tudo e fazer uma mega banda técnica super criativa pra tocar metal, mas a chance deles fazerem sucesso e vender é mínima. Se a mesma banda for tocar nos EUA (terra do rap atualmente) ou em boa parte da Europa tem mto mais chance de ficar conhecida mesmo "concorrendo" com varias outras bandas que já tenham um nome forte.

Tudo depende do tipo de mercado que vc quer alcançar. não adianta de nada tentar vender absorvente pros macacos peludos da babilônia, do mesmo jeito que não adianta tentar vender Opeth pra 90% dos Brasileiros, o como musica no final das contas é um negocio como qqer outro, os investimentos são focados pro material que consegue ser absorvido pelo publico alvo.

Claro que tem mtas outras coisas pra se levar em consideração, mas falando por cima esse é o principal motivo pelo qual eu vejo dessa diferença.

Frank Cunha disse...

Fala gigante, beleza?
Rapaz, não conhecia essa ae, mesmo pq não sou tão ligado nesse estilo, mais gostei.
Abração meu caro.

Lolita disse...

Interessantíssimo! Particularmente não sou a mais fã de músicas assim, mas escutei com particularidade e achei um som legal. Aliás, há uma cantora, Kerli Koiv, que foge do estilo de música tratado no post mas entra na mesma área citada. Escute, vale a pena! Gostei dos seus posts!

Andrei Vinicius Morais disse...

Um amigo meu já comentou sobre esses caras, Adorei a comparação "se aqui nós temos Nxzero..." haushausha

French Download disse...

Parabéns pelo blog de conteúdo de qualidade!
Achei muito interessante - falando de todas as postagens!

Tbm me admiro com essas coisas! Meu blog, por exemplo, é de download de filmes franceses... Me espanto com a qualidade que eles têm!
Alguns países se destacam em determinadas áreas artísticas... e claro, deve ter uma explicação - histórica ou seja lá o que for.

Lucas disse...

muito legla mesmo a música, não gosto muito daqueles rock pesado e esse ali ja e muito melhor

F-29 disse...

Não gosto de Heavy Metal !Não concordo que no Brasil só tenha procarias , cada país tem sua cultura e isso influencia muito na proliferação de um certo ritmo musical , assim como influencia no fracasso de alguns ritmos

Jaqueline Oliveira disse...

É verdade, os paises escandinavos tem bandas ótimas mesmo, mas sem o mesmo reconhecimentos q bandas americanas e inglesas. Sobre as bandas brasileiras, eu acho q tudo que tem hoje é inspiração de fora, também não acho q só tenha porcaria, mas hoje em dia esta dificil de apontar uma banda boa...só se for no meio mais underground...Uma banda de sucesso boa, só as mais antigas como Engenheiros, Paralamas e etc...

Jaqueline Oliveira disse...

By the way, parabéns pelo blog!

Leandro disse...

nao eh ai q saem umas musicas melodicas tbm? tem algumas legais, rs



parceiro eu fiz uma comunidade de divulgacao de blogs
se quiser divulgue o seu lá
pq o teu é bom, olha ai:


http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97889392


abraços

Jhonny disse...

Nem curto mais Metal :D '~

Unknown disse...

Interessante... porém o estilo q vem da escandinávia não me agrada tanto.

Sr. Geografia disse...

Que Odin o abençoe!

Macaco Pipi disse...

CONHEÇO
SAO BONS!

João Carlos disse...

faltou ai falar do Pain of Salvation ... a Suecia é realmente rica, CRIATIVA e diversificada qd se trata de musica.

Théo Borges disse...

OLA DANIEL...
COMO SEMPRE, DANDO DICAS DE BANDAS NAO TAO CONHECIDAS...
LA VOU EU PROCURAR ALGUMAS MUSICAS DO SPIRITUAL BEGGARS...
SEMPRE FICO BOIANDO NAS BANDAS Q TU DIZ AI, MAS DESSA VEZ, EU CONHEÇO O ARCK ENEMY...

ABRÇO AI

Pedro Prado disse...

Hey,

Vous ser sincero , não conheço muitas bandas de metal não , nem sou fã!!

Deve ser pq lá o público é maior neah?


=)

Rafael Watanabe disse...

Nôssa.
Primeira vez que to vindo aqui no seu blog, e espero vir mais. Vez ou outra eu começo procurar bandas/cantores/grupos animados de axé - (haha, mentira) e custo a achar aquelas com qualidade boa, pelo menos (porque eu não gostar do estilo ou não achar os caras "aquela coisa" é gosto meu, agora negar que tal pessoal tem som de qualidade e outros não já é questão de bom senso). E agora quando abri seu blog e vi a musica de 5 min e as influências Heavy Metal, ja fiquei meio "hum, sei não"... Comece ouvir e... vtnc =D haha
muito bom \O
Cara, seu blog ta de parabéns =)

Juss disse...

Caraaaaamba, cara, que legal! Eu falei com um sujeito da Noruega, ontem! Putz! E ele até citou umas bandas dessas. :D

Muito bom trabalho, Sr. Jornalista. Um dia eu serei um, também, se Deus quiser :D

E, se possível, dá uma crítica lá no meu. ;D
http://ocio.produtivo.zip.net/

Abraço!

Marcus Alencar disse...

Posso dizer que comecei a me interessei depois que você explicou como é o estilo dessa banda, isso me chamou muito a atenção pois eu curto muito ouvir o som de bandas mais antigas.

Lú Rapozzo disse...

Muito seu blog e bem interessante esse post!
continui assim....parabéns ^^

beijuxxx
;**

Vinicius Oliveira disse...

eu odeio as musicas brasileiras.. nx zero eu nao suporto haahah, muito maneiro o blog cara. parabens


Divulgue meu blog? comente e me siga também hahahaha
http://viniciusoliveiraa.blogspot.com/

um blog onde eu falo sobre futebol, minha vida (ja que eu quero ser jogador) falo de experiencias proprias

ramon disse...

nossa! muito bom!!
realmente aquele lugar é abençoado, sem falar do clima frio : D

Lina Savle disse...

Guri...

só por ter lembrado a existência de Opeth, ganhastes uma seguidora!

Adorei teu blog!


abraço,

http://gritosquenaodei.blogspot.com

Mattheus Rocha disse...

Um dos meus discos preferidos é o 'Damnation' do Opeth. Fantástico !!!

Unknown disse...

acho que a cultura do pais...aki temos varios ritmos e e dificil se apegar em apenas um...e assim vai indo...

Anônimo disse...

blog massa

Anônimo disse...

Estou te seguindo. Adoro musica e gostei da variedade que tem aki, e principalmente pela objetividade dos posts.

bjoo

Branca

Patrycia disse...

Não é bem meu estilo, ams há de se concordar: a proporção é, no mínimo, desleal. Mas aí vem questão cultural e mais um mone de outras coisinhas.

Aqui, nós temos uma população muito maior, mas onde a grande massa curte o forró, o samba e o sertanejo. Nesses segmentos, veja quantas novas bandas surgem por dia! É quase como os gremlins (alguém lembra dos bichinhos que se multiplicavam incotrlavemente cada vez que via o sol ou batia água neles?)

Rafael disse...

Suécia é hoje o berço das melhores bandas da atualidade de longe, em vários estilos diferentes, não sei se é a aguá, se é o clime ou a merda que eles comem, mas tem algo lá diferente huhuhahahaha

Thiago Capodeferro disse...

In Flames é uma banda fóda, Essa eu não conheço, vou procurar agora mesmo pra ouvir. Na verdade sempre quis mudar pra Suécia, não só por causa das bandas, mas também porque loiras peitudas de 1,90 m são um grande atrativo.

Unknown disse...

São muito bons!!!!!!

Lilo disse...

Pelo pouco que ouvi ontem, achei legal até, embora não goste de sons muito pesados!

BOSTODON!!!!

Abraçooo

Vinicius Oliveira disse...

Rock na Suecia é bem forte né? nao sou tao fa de rock, mas o blog ta maneiro, parabens

http://viniciusoliveiraa.blogspot.com/
comentem, me siga, votem na enquete

L.A.G. disse...

Não conheço!

karine disse...

Minha teoria é que eles não tem muito o que fazer no inverno daí vão fazer rock!

O Cadáver Poético disse...

Sou muito fã deste tipo de música. Gosto mesmo
blog muito bom!

Karol Rodrigues disse...

parabens pelo blog, achei seu texto super legal, sucessos

Frank disse...

Fala sério, essa música é muito boa!

I Don't knoooow... Where I'm gooooooing anymoooouoooore!

Unknown disse...

Cara, eu sempre achei a escandinávia meio metaleira assim, acho que por causa dos deuses nórdicos e tudo mais ;P

Não conheço a banda que tu tava falando, mas to ligado que tu curte muito metal, por todas as vezes que eu passei por aqui

Anônimo disse...

Therion. O povo lá fica mais em casa pelo frio e daí pensa mais e faz cosias mais bem feitas

Daniel Silva disse...

Escuto esse som todo dia!

record. ;)