quinta-feira, maio 21, 2009

Tom Waits: loucura ou genialidade?

Acredito que todo gênio tenha um pouco de maluco. E vice-versa. Tom Waits segue à risca esse raciocínio. O cantor, multi-instrumentista, compositor e ator californiano de 59 anos é o que podemos chamar de verdadeiro artista.

Nascido na cidade de Pomona, Califórnia, no dia 7 de dezembro de 1949, Thomas Alan Waits aprendeu a tocar guitarra e piano aos 10 anos. O primeiro disco, Closing Time, foi gravado em 1973. A cada álbum lançado, o músico impunha-se como unanimidade entre a crítica e a audiência cult.

O desprendimento musical de Tom Waits, que compõe em diversos estilos como o rock, jazz, blues e folk, chama tanto a atenção quanto a sua distinta, grave e rouca voz. Ao longo da carreira gravou 18 discos de estúdio, sendo o triplo Orphans: Brawlers, Bawlers & Bastards (2006) o seu último registro.

Engraçado é que suas canções são mais conhecidas do grande público na forma de covers de artistas, digamos assim, de maior visibilidade, como Bruce Springsteen, Eagles e Ramones. Nada que tire o seu brilho e não o coloque entre os grandes ícones da cultura americana em todos os tempos. Vida longa ao mestre Tom Waits.

Ouça Christmas Card From A Hooker In Minneapolis, do disco Blue Valentine, de 1978.

9 comentários:

Camila Viccari disse...

Muito interessante se blog e linda a música! Seja bem vindo ao "Projetos Engavetados" e volte sempre!

Abçs!

Jean disse...

Puta sonzeira, ora pois. E que voz rasgada! Muito massa!
abraço do magro

Cooringa disse...

Nem sa bia da existência desse cara aí!
Mas a voz e a música do cara são muito boa!
Abraço

Wander Veroni Maia disse...

Também sou fã desses artistas que sabem cantar, compor, tocar e interpretar de tudo um pouco. Esciutei a música no palyer...é muito linda! Acho que já a escutei em algum seriado ou filme.

Abraço

Ramiro Catelan disse...

Eu só ouvia falar dele... a Cida Moreyra fez um álbum só com versões pras músicas dele - muito bom, por sinal -, mas eu não tive muita curiosidade até o momento. Gostei do cara - esperava outra coisa? Hahaha. Me recomenda um CD pra eu baixar! Mas recomenda mesmo, rs.

Abraço!

Frank Kair disse...

Cara, que legal! Eu vi você baixando coisas dele, vi você conhecendo as músicas dele, agora eu sei e acredito que tu não é uma máquina de conhecer e decorar coisas hahaha.

Brincadeiras a parte, muito legal a música... Tem um Feeling, o piano, vish, muito bom Daniel! A voz é que eu não apaixonei de vez, mas acredito que com o tempo eu vá gostar mais, com um "refinamento" hehe.

Mas é isso aí Daniel, seu blog tá muito bom como sempre! Com bom material e bom texto, continua assim amigo (:

Abração pra ti cara! Tudo de bom!

Unknown disse...

porra que som irado, já tá anotado aqui pra ir atrás haha

Lilo disse...

Puta merda, sonzera!
Não conhecia isso bixo!
Me passa depois ;)
hehe

Abraçooo


ããããããã

Branca disse...

Magnífico!!

Amo blues!

Que voz desse cara!!

Show!

bjinho