quinta-feira, maio 07, 2009

Corrosion of Conformity: pioneirismo e ligações com o Metallica

Poucas bandas têm o nome mais apropriado do que essa. Ao longo dos 27 anos de carreira o Corrosion of Conformity passou por mudanças significativas no seu som, o que dificultou na criação de uma identidade.

Formada no início da dédaca de 80 em Raleigh, capital do estado da Carolina do Norte, Estados Unidos, o COC foi uma das pioneiras do crossover thrash. Em 1984 lançaram o seu disco de estreia, Eye For An Eye, um clássico do hardcore punk.

A saída do baixista e vocalista Mike Dean, em 1987, após a gravação do EP Technocracy, escancarou as portas do heavy metal para o grupo. O guitarrista Pepper Keenan assumiu os vocais e gravaram Blind, em 1991. Uma nova banda se formava e, também, uma nova sonoridade. O disco é a gênese do stoner rock, um som que mistura estilos como o blues, o hard setentista e o doom metal.

Mike Dean retornou dois anos depois e para o grupo gravar, em 1994, Deliverance, considerado por muitos fãs da banda o melhor disco do Corrosion of Conformity. As ligações com o Metallica começam a partir daqui. Será que só eu acho a voz do Pepper Keenan incrivelmente semelhante com a de James Hetfield?

Hetfield canta na música Man or Ash, do disco seguinte, Wiseblood, de 1996. É desse mesmo trabalho a música The Door, falsamente creditada ao Metallica, na época que antecedia o lançamento do St. Anger. Pepper Keenan fez o teste para entrar pra banda, mas perdeu a vaga para Rob Trujillo, que integrava a banda de Ozzy Osbourne.

A banda está inativa desde 2007 e só trabalhará em um novo álbum no ano que vem. Keenan atualmente se dedica ao Down, projeto liderado pelo vocalista Phil Anselmo (ex-Pantera).

Ouça Diablo Blvd., do disco America's Volume Dealer, de 2000.

7 comentários:

Thomaz Coelho disse...

ouvi o som que tu colocou ali..
tu comentando até que parece, mas não sei se eu iria perceber sem a dica..
;D
destacou o "falsamente" ali..cara pra que esse ódio no coração?
UAHSuahsu
abraço!
p.s. post lido e comentado! ;P

Cooringa disse...

Não conhecia essa banda não!
Mas o som é massa.
A semelhança com o carinha do metallica deu para perceber porque um pouco antes de ouvir o som aí estava escutando Metallica
hehehe
Abraço 12, e bom post

Thiago.. Fumaça disse...

Cara, vou te dizer que teria que ouvir mais pra dizer se é bom ou não, sabes que sou chato pra kct, hehe. Mas a música que postasse é boazinha, quem sabe ouvindo mais vezes eu mude de opinião.
VOu baixar um disco e setir qualé da banda.

Flwss

Carolina disse...

Eu não ouço muito Metallica, então, pra mim não lembra não.
Gosto do pouco que conheço da banda. Ela tem um som bem marcado, pesado e pensado.

Bom post, garoto!
Beijo!

Frank Kair disse...

A voz eu não achei muito parecida com a do James não... Seilá, não curti muito não, não é ruim, mas com certeza não vou virar um fã :/

MetallicA 4évis haha \m/

Unknown disse...

Tais de brincadeira!
Querendo denegrir o Metallica?! HUAuhahu
Semelhança remota e o som bem mais ou menos..
Metallica Nº 1.

Jefferson Reis disse...

Nada melhor que o bom e velho hardcore. Somente o grunge pra combater.