
Ouso dizer que Death Magnetic é o melhor disco do Metallica em 20 anos. Desde o lançamento de ...And Justice For All (1988) o grupo não apresenta aos seus fãs um trabalho dessa qualidade. Não importa se as novas músicas têm ecos do passado. É esse o Metallica que todo o mundo quer ouvir. Com Death Magnetic, James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e Robert Trujillo devolvem à banda o seu devido posto de maior banda do heavy metal em todos os tempos.

Confesso que conheci o Delicatessen através da revista Caras. Eles estavam tocando para um bando de famosos e nem dei atenção. Um dia ouvi na rádio e gostei. O quarteto gaúcho de jazz e bossa nova, formado por Ana Krüger (voz), Carlos Badia (violão), Nico Bueno (baixo) e Mano Gomes (bateria), compensa a falta de originalidade das composições com uma execução primorosa. Destaque para a bela voz de Ana. Grande surpresa de 2008.

Já fiz um post sobre esse disco. Com uma formação renovada, o Opeth lança mais um grande trabalho. Mikael Åkerfeldt, guitarrista, vocalista e líder do grupo, não cansa de produzir, na minha opinião, desde Still Life (1999), álbuns originais e de qualidade indiscutível. Watershed mostra o Opeth em sua melhor forma e coroa, em grande estilo, a carreira brilhante desta banda sueca, iniciada em 1990.

Milton Nascimento dispensa apresentações. Em entrevista para o site Na Onda da Bossa, o cantor afirmou que este disco era uma idéia do próprio Tom Jobim, que pediu para ele gravar todas as suas músicas. Infelizmente, o projeto não foi adiante e, em 2008, Milton gravou este trabalho com Paulo Jobim , Daniel Jobim e Paulo Braga. Clássicos como Chega de Saudade, Samba do Avião e Inútil Paisagem foram registrados na voz deste monstro sagrado da nossa música. Indispensável.

Eu não poderia ignorar um disco como este. Primeiro lançamento do AC/DC em oito anos, desde o bom Stiff Upper Lip. O quinteto formado pelos irmãos Young nos anos 70, na Austrália, é um caso típico de que o fã sabe o que vai ouvir em um novo trabalho. E isso é ruim? Muito pelo contrário. O sucesso das vendas não é por acaso. Black Ice é um grande disco, o melhor da banda em anos.
E os seus discos preferidos, quais são?