quinta-feira, maio 25, 2006

O Funk e o Rap perderam a sua essência

O funk e o rap inicialmente eram formas de expressão das pessoas que moravam nos subúrbios dos EUA, mas, atualmente suas letras tratam, na sua grande maioria, o sexo de forma vulgar. “É quase um manual sobre como fazer sexo”, diz Monique Bley, estudante que pretende se graduar em música, se referindo ao funk.

Já o rap é associado à música de “gangsta”, com suas letras carregadas, com palavrões e gírias, que falam sobre o dia-a-dia das favelas, armas e bandidagem. O estilo não é de todo ruim, claro. Ainda temos grupos que fazem do rap a sua liberdade de expressão, de gente que sofre com a pobreza e a injustiça desse país.

Dessa forma as pessoas acabam tendo preconceito e discriminando os estilos musicais, o que não deveria ser o objetivo inicial, o de mostrar aos que não convivem com essa realidade que eles são mesmo marginalizados pela sociedade e precisam de ajuda, para tentar dessa forma amenizar a desigualdade.

Os meios de comunicação dão muito espaço para esses tipos de músicas, pois a ética não conta mais, mas sim a guerra pela audiência, na qual o sucesso do rap e, principalmente do funk, os fazem permanecer no ar e a população acaba acreditando que isso é a nossa música e a realidade de nosso país.

Nenhum comentário: