segunda-feira, janeiro 10, 2011

Melhores de 2010

Para começar o ano, nada melhor do que fazer uma retrospectiva do ano passado. Ainda que atrasado, o post é válido. Foi difícil apontar um disco como o melhor de 2010, que foi muito bom em termos de lançamentos. Prova disso é que os álbuns do Iron Maiden, Ozzy Osbourne e Slash, por exemplo, todos ótimos, ficaram de fora. E aí, quais são os seus discos preferidos de 2010?

Orphaned Land - The Never Ending Way of ORwarriOR

A expectativa criada por conta da obra-prima Mabool, de 2004, fez The Never Ending Way of ORWarriOR o disco mais aguardado nos últimos anos da cena metálica. O Orphaned Land não decepcionou, muito pelo contrário. Produzidos por Steven Wilson, os israelenses entregaram outro trabalho fantástico. Só o tempo vai dizer se o novo álbum se equivale a Mabool. No momento, só posso dizer que é maravilhoso.



Nevermore - The Obsidian Conspiracy

E o título de melhor guitarrista da atualidade vai para... Jeff Loomis. O que esse robô manda ver nas sete cordas não é brincadeira, é de ficar de queixo caído. O Nevermore enxugou um pouco as partes mais complexas, mas não economizou na pancadaria. The Obsidian Cospiracy soa moderno e mais direto. Elogiar o vocalista Warrel Dane virou chover no molhado, mas não vou me furtar de registrar que o cara, como sempre, impressiona.



Kanye West - My Beautiful Dark Twisted Fantasy

O rapper e produtor norte-americano é odiado por grande parte do público e amado por uma parcela ainda maior da crítica, que o coloca como novo rei do pop (ele mesmo faz isso). Não nego que o cara é um grande escroto, mas não posso deixar que isso comprometa o fato de que Kanye West gravou um dos melhores discos do ano, com direito a um vídeo bizarro de 34 minutos chamado Runaway.



Kamelot - Poetry for the Poisoned

Ainda que o Angra tenha gravado Temple of Shadows, o melhor disco do power metal, o Kamelot chegou perto com The Black Halo (2005), e ainda tem à disposição algo que os brasileiros não têm: Roy Khan. O vocalista norueguês faz toda a diferença nesse grupo, que é muito competente e desenvolveu ao longo dos anos um estilo próprio de fazer música pesada. Melhor que o Ghost Opera.



Heathen - The Evolution of Chaos

The Evolution of Chaos é uma aula de como se faz thrash metal. O Heathen ficou pelo caminho depois de gravar dois clássicos e foi relegado ao segundo escalão do estilo por isso. O que é pouco para essa máquina de criar riffs chamada Lee Altus, o cérebro por trás do Heathen, uma banda tão boa quanto Exodus e Anthrax, mas que não teve a mesma sorte. Um arregaço!



Jamiroquai - Rock Dust Light Star

Se os três últimos lançamentos (1999, 2001 e 2005) do Jamiroquai deixaram a desejar, Jay Kay e sua trupe voltaram com tudo em Rock Dust Light Star, resgatando a energia do Travelling Without Moving. Com ótimos músicos ao seu lado, o vocalista inglês surpreende com um trabalho agradável de ouvir do início ao fim, repleto de groove e hits.



Dirty Sweet - American Spiritual

Quando conheci o som do Dirty Sweet percebi que estava diante de uma banda que seria grande. O quarteto californiano tirou nota dez na prova do segundo disco com o seu rock and roll simples, mas muito bem feito e diversificado. Não se surpreenda se daqui alguns anos o Dirty Sweet apareça no topo como um dos grandes nomes dessa nova década. Talento não falta.



Grand Magus - Hammer of the North

Apesar de o Grand Magus chegar ao quinto disco com Hammer of the North, só fui conhecer melhor o grupo neste ano. E olha que já era fã do trabalho do vocalista Janne “JB” Christoffersson com o Spiritual Beggars. A música do trio sueco é o mais puro heavy metal, com destaque para os vocais incríveis de JB, que também se mostra um ótimo guitarrista.



Avenged Sevenfold - Nightmare

Antes do baterista Mike Portnoy entrar para o Avenged Sevenfold, que substituiu o falecido James Sullivan, nunca tinha prestado atenção na banda liderada pelo vocalista M. Shadows. Nightmare é um disco poderoso, com riffs pesados e solos de guitarra impressionantes. Supresa do ano.



Emancipator - Safe In the Steep Cliffs

Tinha calafrios quando lia que algum artista estava associado ao gênero eletrônico. Aos poucos, no entanto, fui ouvindo e descobrindo álbuns como Safe In the Steep Cliffs, do produtor Douglas Appling, o Emancipator. A sonoridade moderna e viajante do trip hop me cativou de tal maneira que sou obrigado a reconhecer que o garoto é genial.

12 comentários:

kaio disse...

Só gringo po?

Feliz ano novo!

OGROLÂNDIA disse...

entre os da lista fico com o do nevermore que realmente ficou muito bom. acrescentaria à lista o do exodus. um dos guitarristas do exodus inclusive é a mente por trás do heathen, que figura por aqui.

Guilherme M disse...

Achei a lista interessante, nçao fiz a minha lista porque ouvi pouco discos, mas acho que um dos melhores de 2010 é Emotion & Commotion do Jeff Beck e Slash Friends.

Valeu !!!

Guilherme M disse...

Ae parceiro, queria te convidar a colaborar a participar da Área Rock N Roll, o blog divulgador que está sendo muito bom para os blogs, inclusive já tem uma galera participando.

Mande seus links em qualquer espaço de contato, a url e o autor, e o resto fica com a gente. Se não participar não a problema, mas estamos te esperando a ajudar esse blog a crescer. Mal ae se invadi o espaço para dar o recado

É isso ai, muito Rock N Roll a você e ao Estética Musical

www.areadorocknroll.blogspot.com

DE TUDO UM POUCO, MINHA OPINIÃO disse...

Todas muito boas!!!

Pete Sudray disse...

Olá
Sou administrador do blog Comissão do Rock (http://comissaodorock.blogspot.com), e publico esse comentário pois gostei das postagens do blog e também porque estamos precisando de novos colaboradores, e gostaríamos de saber se você está interessado em fazer parte do nosso grupo.

A Comissão do Rock é um blog que aborda vários conteúdos relacionados ao Rock, com diferentes visões e quadros, que são o Clipe da Semana, Brazilian Bands, que divulga bandas brasileiras desconhecidas, Músicos de Sucesso, Comissão Downloads, roquenrou Fail, nosso quadro de humor, além das biografias das bandas e posts bem planejados com curiosidades e notícias intrigantes. Além desses quadros temos o planejamento de criar várias novidades para o próximo ano, como a elaboração de podcasts para o blog, promoções que sortearão CD's, camisetas e vários acessórios relacionados ao Rock além de outras novidades.

Gostaria de convidá-lo também a participar da Área Rock'N Roll, que é o nosso blog linkador de blogs e Rock. Vários blogs estão divulgando seus posts lá e ainda concorrem a um no Prêmio Top Link, que é uma promoção que fazemos todo ano, que tem o objetivo de premiar o blog que enviar mais links (os links são enviados pelos comentários do blog - http://areadorocknroll.blogspot.com). O Prêmio Top Link de 2011 começará em Julho
Mande sua resposta para o nosso e-mail que é o comissaodorock@yahoo.com.br . A colaboração com nosso blog será importante. Também podemos fazer uma parceria, caso seja do interesse do administrador do blog.

♫ Angélica ♥ Kawai ♪ disse...

Realmente a coletanea de um ano inteiro foi excelente! Praticamnete me faltam palavras para descrever cada musica e cada sonalidade, com propostas bem distintas e estilos unicos! Mas se eu pude-se escolher meu faforito, seria Emacipato - Safe in the Steep Cliffs. É como você disse.. é um ritmo viajante, e não tem sentido uma musica que não te leve á "algum lugar" na mente louca, cheia de Flash's de situações sonhadas ou de coisas que ainda não sabemos como descrever. como sempre é uma postagem incrivel! está de parabens como sempre!
E o Seu Blog ganhou OUTRO selo..

http://blogkawai2.blogspot.com/2011/02/selos-selos-que-venham-mais-selos-selo.html

Vá pega-lo se quizer! Beijos e sucesso!

DE TUDO UM POUCO, MINHA OPINIÃO disse...

Por favor continue postando as maravilhas que você coloca no seu blog. É uma belissima contribuição a música.

DE TUDO UM POUCO, MINHA OPINIÃO disse...

Tem um selo lá no blog para você. É motivo de grande alegria para mim poder conceder essa honraria a o seu blog.

Paulo Cesar PC- BLOG DE TUDO UM POUCO, MINHA OPINIÃO disse...

Tenha uma feliz Páscoa, com muita paz e muita luz.

Ofensivo por Natureza disse...

Pra variar, música da melhor qualidade! Atualizamos hoje, não é tão de qualidade, mas...http://ofensivopornatureza.blogspot.com

Ofensivo por Natureza disse...

Ué, não atualiza mais? Nós atualizamos ó: http://ofensivopornatureza.blogspot.com/