sexta-feira, julho 02, 2010

Sinatra & Jobim: o fecho da bossa nova

Em 1967, com o movimento bossa nova praticamente desfeito, o estilo teve o seu grande e último suspiro: a gravação do clássico LP Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim.

A parceria entre o maestro, compositor, pianista, arranjador e violonista carioca com Sinatra só poderia render um disco como esse, elegante e genial como poucos.

Em 2008, entrevistei o crítico musical do JB, Tárik de Souza, maior referência em música popular brasileira no país, para o meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Sobre o disco, o jornalista comentou:

* É quase o fecho da bossa nova, aquela história que sempre é uma piada, que o primeiro mundo se curva ao terceiro mundo. E aí foi verdade. Um cantor ainda no auge do prestígio, que era considerado o maior cantor do mundo na época, chama um compositor do terceiro mundo para dividir um disco com ele. Inclusive cantando. Ele poderia chamar o Tom Jobim para fazer alguns arranjos, ou então para tocar um violão lá no fundo e ele gravar algumas músicas. Mas não, ele colocou o Tom também pra cantar. Isso é um reconhecimento espontâneo de artista para artista, da qualidade artística da bossa nova, e da relevância musical da bossa nova.

* Tárik de Souza Farhat, jornalista e crítico musical nascido no Rio de Janeiro, em 19 de novembro de 1946. Trabalhou na Veja, Folha de São Paulo, Istoé, Show Bizz, Playboy, entre outras publicações. Atualmente escreve para o Jornal do Brasil.

O que eu posso escrever depois disso? Veja os dois em ação num especial para a TV americana de 1967.

43 comentários:

Lilo disse...

Apesar de não gostar muito da Bossa, reconheço sua magnitude.
E Sinatra comprovou!

Abraço primo

Joice Kelly disse...

Agora sim estamos falando de musica, nao sou muito ligada no tipo de musica do post anterior. Isso aqui e musica. Gostei do video :)

Sandro Batista disse...

Daniel, vlw pela visita ao meu blog (Estação Primeira do Samba). Na verdade, a intenção não é simplesmente falar da Escola de Samba Mangueira, e sim da instituição como um todo. A idéia é que as pessoas não vejam a Estação Primeira de Mangueira apenas como uma escola famosa e que só faz carnaval. A Mangueira tem um trabalho social muito grande, e sem contar que é um verdadeiro celeiro de bambas, ou como bem disse Paulinho da Viola "vista assim do alto, mais parece um céu no chão... sei lá, em Mangueira a poesia, feito o mar, se alastrou..."
E uma curiosidade, pra acrescentar ao seu post sobre a bossa nova, Tom Jobim disse certa vez que a bossa nova nascera em Mangueira, referindo a Geraldo Pereira, o poeta mangueirense, percursor do "samba sincopado". Geraldo não teve a mesma projeção que outros nomes da bossa nova e até mesmo da própria Mangueira, mas é um dos pais da bossa. Aliás, o primeiro registro musical considerado de bossa nova, também é fruto da Mangueira. Nara Leão ao gravar "O sol nascerá", de Cartola, é considerado por muitos o primeiro registro musical do gênero.

Abração e parabéns pelo blog!

Fabrício Bezerra disse...

Esses si eu conheço,o encontro deles foi memoravel.Os estrangeiros apreciam Bossa nova pela qualidade musical mesmo(não que o samba seja ruim)

Amanda Salvador disse...

tenho vários lps desses caras! são simplesmente demais, e curto pra caramba a bossa! teu blog é excelente :D

Thiago Fumaça disse...

Depois de Vila Lobos tom Jobim certamente foi o maior nome da música nacional e, posso ousar em dizer, um dos maiores do mundo. Mestre Antonio Carlos Jobim. O cara era muito bom.
Blz de post Daniel. Merece vários comentários.
Abraço

Cooringa disse...

Não sou muito fã da Bossa Nova! Muito menos de Sinatra!
Mas sobre o reconhecimento de um sobre o outro mostra que ambos eram mestres em seus estilos!
Abraço 12

Silvestre disse...

The "Blue Eyes" with Antônio Carlos Jobim, what could be better?

Perfect post!

????? disse...

Daniel, agora sim você falou minha língua. Adoro Bossa e o disco de Sinatra e Jobim é genial.
Post muito bom!

http://alma-feminina.blogspot.com/

Caroline disse...

Não gosto de bossa nova. Mas eu admiro pela genialidade.
Sinatra era bom. Pena que foi embora cedo...

Beijos!

Visite o meu blog: www.mensageirosdosventos24x7.blogspot.com

Leandro disse...

Dos blogues que falam de musica achei o seu o melhor. O Conteúdo é muito bom, e o interessante é que possui informações riquissimas.

Abraços

Leandro
http://www.leandronarciso.blogspot.com

Plugaaki disse...

eu também, apesar de não curtit bossa nova eu admiro!

Wellington Johnny disse...

Não sou muito chegado em bossa nova! Prefiro rock. Mas não posso negar que é uma musica com uma genialidade imensa! Pois faz parte da nossa cultura brasileira.

renata menezes disse...

Concordo com o Lilo. Não sou muito fã de Bossa, mas tem umas músicas muito boas de ouvir.

Angélica Nunes disse...

Nooossa... lindo mesmo...
sem palavras...

Caa Bispo disse...

nao gosto muito , mas o blog ta legal.
---
www.justtexts.blogspot.com

Alice Daniel disse...

Eu estava no inicio da adolescência, descobrindo sons, musicalidade. Era uma mistura de grandes descobertas. O rock, a jovem-guarda, a bossa nova...
Esta sempre me cativou e continua a fazer sucesso dentro de mim. É eterna pelos músicos que dela fizeram parte.

Angel disse...

Não é muito meu estilo, não curto muito esse tipo de musica mas reconheço que é para poucos e com ouvidos mais sofisticados pra captar as sutilezas dos sons e da poesia peculiar.

Anônimo disse...

não curto muito esse estilo musical,mas adorei o post

Unknown disse...

Dois grandes gênios da música.

Jonatas Fróes disse...

Realmente, como dito, o reconhecimento da bossa nova através de uma parceria entre dois mundos distintos foi realmente um marco não só para a bossa nova, mas também para a propagação da música popular brasileira pelo mundo.A parceria provou que o Brasil estava em alta, tinha música inteligente e ótimas composições. E isso abriu portas para diversos artistas posteriores ao período conseguirem seu lugar ao sol em terras estrangeiras. Até hoje os grandes clássicos da bossa são regravados e relançados lá fora porque são extremamente memoráveis (e muito mais valorizados do que aqui). Como dizem os Los Hermanos "toda bossa é nova e você não liga se é usada" hehe

Outro dia você propôs uma parceria de links. Estou linkando seu blog lá no meu.

Grande abraço!

http://musikaholic.wordpress.com/

Verdelone disse...

Os mestres dos mestres...
Muito loko eles hein...
D+ mesmo
Abçs
CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

Anônimo disse...

parabéns pelo post!!!

Renan/@magoblues disse...

Muito bom! Afinal Tom Jobim é um mestre em qualquer instrumento que dominou. Sou músico e o tenho como grande idolo.

Unknown disse...

Os dois foram grandes mestres da música, uma pena que hoje não temos talentos como eles de forma mais evidente na midia.

Macaco Pipi disse...

que dupla!!!

RehSantos disse...

Sensacional essa dupla!
Muito Bom Post, mto bom o blog!


Parabéns.

http://redesenhei.blogspot.com
passa lá!

luciana disse...

uau, não sabia que o sinatra tinha gravado com o tom jobim, adorei essa informação.

Diego Duarte disse...

Bom blog, adoro musica então é um prato cheio rs

TaySantos disse...

Não gosto muito de Bossa. Logo não tenho muito o que dizer. Mas gostei do seu blog por falar de todo o tipo de musica e ser bem organizado. Volto depois então ! Beijos ;*

Bernardo Vianna disse...

Digo com orgulho q sou testemunha da qualidade desse disco. Pra minha sorte, ao revirar os discos em um armário da casa da minha avó, eis q encontro o próprio, em perfeito estado, esperando para ser ouvido... pena q a vitrola estava quebrada...

Excelente post!

Abraço,

Bernardo

r. disse...

era muito bom mesmo, mas 1967 foi o ano da psicodélia riariaria

Lucas . disse...

cara, essa parceria é fodástica.

realmente é sem palavras escutar isso ae.

Salete Corrêa disse...

E por momentos como esse que tenho vontade de enforcar quem diz não gostar de música nacional, ou acha que o que temos hoje chega perto desses montros da MPB como Tom! Música boa é isso, e quem entende sobre ela se rende, foi o que aconteceu com Sinatra, adorei!

mulherices disse...

Num tempo em que a música popular tornou-se algo tão vulgar, que alegria ver algo lembrando Tom, o maior nome da história da música deste país - que infelizmente não é sequer conhecido pelos mais jovens, pelo menos em sua grande maioria.

O número com Sinatra, cantando e fumando recostado numa cadeira é antológico.

Jân Bispo disse...

Na verdade eu nas minha ignorancia da história musical mundial e brasileira acho que a Bossa Nova é sem duvidas a representação musical genuinamente brasileira nasceu aqui por artistas daqui (o sambra isso eu sei bem tem influencias africanas e latinas) rs, Tom era sem duvidas um artista um poeta das letras e da melodia, Sinatra uma voz absurda é magnifico vê, e é nessas horas que vemos como é boa a tecnologia pois se não fosse assim jamais teriamos a possibilidade de vislumbrar algo tão magestoso. o melhor da musica sem duvidas! abraçso e parabéns!

Giovanna Vilela disse...

Muito bom! Adorei seu blog, parabens, vou voltar.
Encontrei sem querer.

passe la no meu

www.giovannavilela.blogspot.com

Rafa disse...

Esse foi de repente o maior marco da musica brasileira ou seria exagero meu?

http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2010/07/relacao-entre-referencia-e-alusao-com.html

Anônimo disse...

Nossa! Dessa, eu realmente não sabia!!! Apesar de não acompanhar a trajetória da bossa nova, é uma parceria de ouro! Fantástico!

Professor Joás disse...

Fantástico!
obrigado por compartilhar isso conosco.
(*J*)

Alexandre Terra disse...

apesar de curtir rock, nao se pode negar a genialidade desses dois artistas, principalmente Tom Jobim! Encontro de dois mestres da musica

Anônimo disse...

Nao sou uma especialista em bossa nova. Jah ouvi algumas coisas :) hehe. Acho essa parceria entre Sinatra e Jobim mto boa!! Dois genios juntos. Poderia ser melhor? ;)
Abs!!

Tatyana.

p.s.: desculpe as palavras sem acentos. eh que estou sem aqui nesse note maluco, rs.

Dezgoverno disse...

Esse álbum eu tenho é D+ muito bommmmmmm mesmo!!! O blog tbm tá show!!! Parabéns!!!

http://dezgoverno.blogspot.com/2010/07/o-poder-da-paciencia-voce-possui.html
Novo post... sobre uma das coisas mais dificeis!
Nós não damos calotes!