segunda-feira, maio 08, 2006

Música como forma de protesto

Que o U2 é um dos grupos mais importantes da história da música isto ninguém tem dúvida. Bono Vox, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. fazem parte desta que pode ser a banda mais politizada que já se teve notícia. Letras como a de Sunday Bloody Sunday, que trata da divergência entre católicos e protestantes na Irlanda ou Pride, dedicada a Martin Luther King mostram o lado sério do conjunto.

Bono, por sua vez, é um dos homens mais poderosos no meio musical. Usa sua fama para estabelecer contato com líderes mundiais. Seu objetivo é acabar com a fome e a miséria no mundo, principalmente nos países africanos. No ano de 2005 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por suas atitudes.

Este vídeo foi gravado em Chicago, da turnê Vertigo 2005, onde Bono faz um apelo às autoridades mundiais, especialmente para o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush e a Tony Blair, primeiro-ministro inglês. Os países mais ricos poderiam atender ao pedido do vocalista, perdoar a dívida dos mais pobres. Este é um claro exemplo de como a ética pode ser aplicada na música. Conscientização Social.

É só esperar carregar e assistir, pensem nisso.


Nenhum comentário: